top of page

Linoleogravura - Técnica matrizes móveis I


Linoleogravura é uma gravura impressa a partir de relevos produzidos em placas de linóleo. São placas usualmente empregadas para revestimentos impermeável de pisos, que por serem de fácil incisão e entalhe foram bem aceitas pelas goivas e formões dos xilógrafos.

A matriz

A matriz é, portanto, uma placa plana, lisa, macia, uniforme em sua textura e com dimensão que pode chegar a um metro de largura ou mais.

Alternativamente tenho usado placas de borracha produzidas em rolos de um metro de largura e alguns metros de comprimento. São de matérias mais fácies de manuseio e de entalhe, e que possibilitam gravuras de grandes dimensões.

A Gravura

Os desenhos obtidos pela gravação na placa de linóleo constituem em matriz que impressa uma ou sucessivas vezes, produz imagens em série.

Matrizes moveis

Na técnica que batizo como matrizes móveis as placas de linóleo são entalhadas e depois cortadas, podendo ser movimentadas e aplicadas em sucessivas posições.

Uma mesma matriz assume formar diversas. Mexe-se como se fosse um organismo vivo.

As sucessivas impressões e reimpressões em posições alternadas, imagens sobre imagens, cores sobre cores, imprimem o movimento.

bottom of page